domingo, 31 de março de 2013

Angicos celebra 50 anos do Método Paulo Freire



 
Calazans trouxe o método de Paulo com o apoio de Aluizio.
A partir da próxima terça-feira, 2, o município de Angicos, na região Central do Cabugi, comemorará o cinquentenário de uma das mais vanguardistas experiências educacionais já realizadas no mundo, a colocação em prática do método Paulo Freire de alfabetização em quarenta dias.
Promovida pelo governo Aluízio Alves, a experiência é citada mundialmente como um imenso avanço na luta pela erradicação do analfabetismo, principalmente em benefício de adultos. O grande responsável pela atração do projeto para o Rio Grande do Norte foi o jornalista Calazans Fernandes, na época secretário estadual de Educação.
A comemoração dos cinqüenta anos é vasta e terá início com uma palestra do advogado e professor Marcos Guerra, que em dezembro de 1962, então estudante de Direito e presidente da União Estadual dos Estudantes, formou, a pedido de Paulo Freire, a equipe de alfabetizadores (monitores) para o Programa de Alfabetização de Angicos. O trabalho começou com o levantamento do número de analfabetos da cidade e com a pesquisa do “universo vocabular”. Foi interrompida pelo golpe militar de 1° de abril de 1.964.
Postado às 13h16m de domingo de Páscoa 130331.

Nenhum comentário:

Postar um comentário