quarta-feira, 20 de março de 2013

Boletim sobre poluição no RN é modelo para o país



 
Estado tem 531 fontes
 fixas de poluição, como
indústrias de telhas e tijolos.

Kelly Barros (*)
O Boletim Informativo do Programa de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Poluentes Atmosféricos (Vigiar), elaborado pela secretaria estadual de Saúde (Sesap), com base em dados coletados e analisados no ano de 2012, está sendo utilizado como modelo pelos demais estados do país e servirá como documento orientador das ações contra a poluição nesta unidade federativa.
Preparado pela Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam), em atendimento às diretrizes nacionais do ministério da Saúde, o boletim mostra a classificação de risco dos municípios quanto à exposição da população à poluição do ar, baseada em indicadores de saúde e meio ambiente.
Segundo a sub-coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesap, médica Iraci Nestor, nos municípios onde há maior risco serão demandadas estratégias e ações para reduzir a exposição da população a poluentes e minimizar os riscos de doenças respiratórias e cardiovasculares.
Segundo dados do boletim, o Rio Grande do Norte possui 531 fontes fixas de poluição do ar consideradas relevantes. Essas fontes são divididas em indústrias de extração (carvão mineral; petróleo e gás natural; minerais metálicos e minerais não metálicos) e indústrias de transformação (produção de óleos e gorduras vegetais e animais; torrefação e moagem de café; preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos para viagem e calçados, celulose e papel, produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis e fabricação de produtos químicos, cimento, cal virgem, gesso, produtos cerâmicos e olaria).
Identificação de municípios de risco
Os problemas ambientais e de saúde relacionados à poluição do ar têm sido foco de discussões em instituições de pesquisa e de serviço, motivando a implementação de programas de monitoramento ambiental e de vigilância em saúde relacionada à qualidade do ar em vários países. O Vigiar foi criado em 2.001, pelo governo federal, visando a reduzir e prevenir os agravos à saúde nas populações expostas à poluição do ar.
Nesse sentido, segundo Iraci Nestor, uma das ferramentas utilizadas no Vigiar é o “Instrumento de Identificação de Municípios de Risco”, o IIMR, que deve ser preenchido anualmente. Em 2.012, foram preenchidos os IIMR de todos os municípios do Rio Grande do Norte. “Trata-se de uma ferramenta fundamental para a análise da relação entre poluição do ar e saúde humana e auxilia na determinação de ações para minimizar os efeitos negativos, melhorando a qualidade de vida da população”, disse ela.
Sendo formado por 22 variáveis, os resultados do IIMR permitem inserir os municípios em cinco classes de risco para a saúde humana: risco zero, baixo risco, médio risco, alto risco e crítico. Conforme dados analisados pelo Vigiar, entre os municípios considerados prioritários no Rio Grande do Norte se destacam Mossoró, Natal, Currais Novos, Parelhas e Acari.
--
(*) A jornalista Kelly Barros integra a Assessoria de Comunicação da secretaria estadual de Saúde.

Saiba Mais:
Flávio: mais quatro mil metros quadrados para vendas.

Reabrir
A rede de lojas Riocenter, comandada pelo empresário Flávio Alcides Araújo, espera inaugurar nos próximos dias sua nova unidade no Natal Shopping Center, que terá quatro mil metros quadrados de área de vendas. Ela sucederá à que precisou ser fechada no final de 2.011 em função das obras de expansão do centro de compras, que está recebendo investimento elevadíssimo.

Eternidade
Um grupo de atores espíritas natalenses apresentará a 19, sexta-feira, e 20 de abril, a partir das 21 horas, no teatro Alberto Maranhão, o espetáculo “Allan Kardec – Um olhar para a Eternidade”, com texto de Paulo Afonso de Lima e sob a direção de Ana Rosa.

Aniversário
O comando regional do PMDB ainda não deu sinal de que prepara comemoração para assinalar o transcurso, no próximo dia 24, do 47 administração de fundação da legenda.  

---
(Postado às 22h08m de quarta-feira 130320).

Nenhum comentário:

Postar um comentário