quarta-feira, 27 de março de 2013

Governadores examinarão ações contra efeitos da seca



Convocada pela administração federal, a governadora Rosalba Ciarlini deverá se reunir com colegas de todos os estados do Nordeste e representantes dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Social, na próxima terça-feira, 2 de abril, em Fortaleza, Ceará, para examinarem juntos um pedido de prorrogação até julho, ações de compensação social em curso por causa da seca que se impõe desde o ano passado na região.
Brasília pretende anunciar então a prorrogação até o primeiro mês do segundo semestre do “Bolsa Estiagem” e do “Garantia-Safra”, prevendo ainda novas prorrogações porque, como promete, os benefícios serão pagos enquanto durar a seca.
O “Bolsa Estiagem” assiste agricultores familiares com renda até dois salários mínimos em municípios declarados em situação de emergência ou de calamidade pública, situação em que Rosalba decretou há poucos dias mais de dois terços dos entes federativos menores do Rio Grande do Norte. O “Garantia-Safra” ajuda os agricultores cuja produção foi prejudicada pela seca.
Brasília ainda se dispõe a ampliar as ações em andamento, como o trabalho do exército na operação carro-pipa de abastecimento e a venda de milho aos pequenos produtores a preços mais baixos que os de mercado, pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
Postado às 08h14m de quarta-feira 130327.
==

Nenhum comentário:

Postar um comentário