terça-feira, 26 de março de 2013

Henrique pode levar o país a rever a Constituição



 
Henrique: mexer na questão tributária ou rever o pacto nacional.
Apesar da aparência de abacaxi, pode ser apenas um limão a pressão que governadores e prefeitos de todo o país que se mostram sufocados com a progressiva redução amargada nos últimos anos pelas receitas dos respectivos erários exercem sobre o presidente da Câmara Federal, deputado Henrique Eduardo Alves, para que coloque logo na pauta de votações de sua casa congressual uma proposta de reformulação apenas da parte da Constituição federal relativa às relações financeiras entre as três instâncias de governo.
Com a fruta azeda e querendo figurar cada vez melhor na história pátria, o parlamentar, também presidente do diretório potiguar do PMDB, pode fazer uma excelente limonada e servi-la ao país.
A receita é simples. Trata-se de aproveitar o apelo em torno de um aspecto para levar o Brasil a rever todo o pacto, a Constituição federal que nasceu violentada em 1.988 e desde então tem sido cada vez mais estuprada pelas emendas mais casuísticas e em muitos casos indignas até de constar na legislação infra-constitucional.
Como um dos maiores líderes políticos do país, ele pode levar a câmara a submeter a carta a um grande reexame, tanto pelos parlamentares como também por outros brasileiros, juristas, notáveis e, naturalmente, lobistas a serviço dos governos federal, estaduais e municipais e de segmentos da população.
E ainda tentar persuadir o Senado a compartilhar o esforço.
Se deste trabalho resultar uma proposta digna de ser submetida à avaliação nacional, ótimo. Caso contrário, pelo menos Henrique Eduardo não estaria apequenando a questão ao considerar somente uma reforma para relações financeiras entre compartimentos estanques do Estado.

+3

Trens ou enfeite?
Três semanas depois de exigir aos governos do Rio Grande do Norte e de Natal e a uma empresa privada a recuperação da velha ponte rodo-ferroviária de Igapó, o ministério público estadual ainda não especificou se o equipamento deverá voltar à função original ou servir de enfeite pictórico.

Encontro
Agradeço aqui aos organizadores do Encontro de Mídias Sociais do Seridó, a ser realizado no meio do ano, em Caicó, pelo convite que me apresentaram para ser um dos palestrantes no evento, ao lado de algumas pessoas de muito mérito, como os blogueiros Marcos Dantas e Robson Pires e jornalista, cantor e radialista Fernando Luiz e a presidente do nosso sindicato, jornalista Nelly Carlos.

Canto de ringue
Decididamente, a governadora Rosalba Ciarlini vem mostrando desde o último dia 16 que saiu do canto de ringue em que a vinham emparedando os partidos aliados que, como ela demonstrou, só queriam cargos em seu estafe.

(Postado às 12h35m de terça-feira 130326).

Nenhum comentário:

Postar um comentário