quinta-feira, 21 de março de 2013

Rodízio de professores expõe RN



 
Betânia: trinta mil aposentadorias só em Natal.

Virou notícia nacional e de forma deprimente o sistema de rodízio de professores estranhamente adotado pela secretaria estadual de Educação para suprir a carência de mestres em escolas da periferia de Natal. Abordado na manhã de hoje pela mídia impressa, a começar pelo matutino “Folha de São Paulo”, o periódico que mais forma opinião no país, o problema foi exibido pelo jornal do meio-dia da Rede Globo, a maior cadeia de emissoras de televisão do país.
Sem poder reproduzir o que foi mostrado na telinha, o BLOG DE ROBERTO GUEDES transcreve aqui a reportagem da “Folha”, de autoria do seu correspondente em Natal, jornalista Danilo Sá.
Eis o texto:
---
Com um número insuficiente de professores, a rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte decidiu adotar um “rodízio” de alunos.
Ao longo da semana, em geral, os alunos têm passado três dias em sala de aula e os outros dois em casa. O “rodízio” atinge principalmente adolescentes dos últimos anos do ensino fundamental.
O sindicato potiguar dos professores estima em cerca de 20% os estudantes do Estado atingidos pela medida. A rede tem cerca de 280 mil alunos -destes, 56 mil no rodízio, segundo o sindicato.
Nesta semana a Folha visitou algumas dessas escolas.
Uma delas é a Escola Estadual Aldo Fernandes de Melo. Ela tem cerca de 1.200 alunos, biblioteca, laboratório de informática e salas de aulas em boas condições. No entanto, faltam professores de diferentes disciplinas, e cada turma só frequenta a escola três vezes por semana.
“Cada turma fica pelo menos dois dias em casa”, disse a diretora, Marluce da Silva. “Estamos sendo obrigados a escolher quais turmas terão as disciplinas”, completou.
OUTRO LADO
A Secretaria Estadual da Educação do Rio Grande do Norte informou que foram convocados mais de mil professores para suprir a demanda. O órgão diz que outros 500 docentes concursados serão chamados nos próximos dias para compor o quadro da rede pública de ensino.
A secretária estadual, Betânia Ramalho, diz que o deficit deste ano foi causado por vários fatores, como aumento no número de aposentadorias e de matrículas –cerca de 30 mil delas só em Natal.
Para Ramalho, muitos dos professores aprovados em concurso não atenderam as primeiras três convocações, o que acabou diminuindo a quantidade de efetivos.
A expectativa é que, com a quarta chamada, os novos professores já estejam nas salas de aula em até 30 dias. Até lá, o governo potiguar pretende suprir horários vagos com “aulões” aos sábados e com a contratação de educadores para atuar em horário complementar durante a semana.
Esses “aulões” devem ser aplicados para repor o conteúdo perdido. Ainda não há previsão, porém, de quando os primeiros devem ocorrer.
No interior do Estado, o governo diz que o problema ocorre devido à falta de professores em matérias específicas, o que será resolvido com hora extra de docentes.

Saiba Mais:

Evitar licitação
Expoentes do ministério público estadual que se preocupam com a proteção ao patrimônio público estão de olho na nova decretação de calamidade pública sobre a orla de Ponta Negra, oficializada esta semana pelo prefeito Carlos Eduardo Alves. O ato dá à municipalidade o direito de evitar licitação pública para contratar a recuperação do calçadão da praia, mas os promotores querem acompanhar de perto esta concessão, para evitar que se polua.

Nomear
Alguns correligionários da governadora Rosalba Ciarlini querem aproveitar a fase de nomeações que ela iniciou esta semana para lhe pedir que finalmente designe o sucessor do advogado, escritor e político Valério Mesquita, presidente do Instituto Histórico e Geográfico, como conselheiro do Tribunal de Contas. Faz quase ano e meio que ela deve esta nomeação.
Aliados querem nomeação do sucessor de Valério.

Comício
O presidente da câmara federal, deputado Henrique Eduardo Alves, que também comanda o PMDB no Rio Grande do Norte, confirmou nesta quinta-feira, 21, hoje, que depois de amanhã participará em Caiçara do Rio do Vento de comício em apoio à candidatura de Arnaldo Acioli e Teresa Andrade a prefeito e vice-prefeito na eleição do próximo dia 7.

---
(Postado às 14h43m de quinta-feira 130321).

Nenhum comentário:

Postar um comentário